Aedes_aegyptiQuando começa a temporada de chuvas, um inimigo pequeno, mas poderoso, assusta a todos: o mosquito “Aedes aegipty”, transmissor da dengue, doença que mata centenas de pessoas no Brasil todos os anos.

Para reduzir o número de focos e os casos da doença, o setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde realiza na quinta-feira (4), ações que têm como objetivo conscientizar os moradores sobre o perigo proporcionado pelo inseto e a necessidade de se eliminar os locais considerados apropriados para sua procriação.

O Aedes aegypti se reproduz em águas paradas e limpas. Copos plásticos, garrafas pets, sacolas plásticas, vasos de plantas, pneus velhos e todo recipiente que acumule água são ideais para que o mosquito deposite seus ovos.

De acordo com o chefe da Vigilância Ambiental, William Zanqueta, as ações programadas para esta semana começarão na quinta-feira com uma carreta que saíra da Secretaria Municipal de Saúde, no Jardim Campo Verde, e percorrerá diversos bairros, terminando na Praça João Paulo II, onde haverá palestras sobre o mosquito transmissor da dengue.

À tarde, de acordo com Zanqueta, será feito um arrastão no Residencial Santa Rosa com o objetivo de orientar os moradores e recolher materiais que possam acumular água. O arrastão prosseguirá na sexta-feira (5). (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)