2Um ato de vandalismo registrado no último final de semana está prejudicando toda a população dos bairros São Miguel e Cidade Alta. Vândalos danificaram o padrão de energia elétrica e provocaram a suspensão no fornecimento, colocando a perder centenas de dose de vacina contra diversas doença.

A suspeita é que o ato de vandalismo tenha sido praticado durante a noite de domingo ou na madrugada desta segunda-feira (24). A falta de energia na unidade de saúde só foi percebida quando os funcionários chegaram para trabalhar hoje pela manhã.

Foram perdidas 521 doses de vacinas como a VOP, utilizada contra a paralisia infantil; a HPV, que previne contra o papiloma vírus, causador do câncer de colo de útero; e DPPA, aplicada em gestante para proteger o feto contra a coqueluche (tosse comprida).

Também foram perdidas vacinas como a BCG, pneumo 10, meningocócica C, VIP, penta, tríplice viral, tetra viral, DTP, DT, antirrábica humana e contra febre amarela, hepatite B e rotavírus.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as vacinas que se estragaram serão encaminhas para a Regional da Secretaria Estadual de Saúde em Rondonópolis e, só depois de órgão finalizados todos os procedimentos com relação ao caso, o estoque do PSF será regularizado. A previsão é que a vacinação fique suspensa na Unidade de Saúde de dois dias a uma semana.

O PSF do bairro São Miguel atende a uma população formada por mais de 5 mil pessoas. As mais prejudicadas com o ato de vandalismo do final de semana são as crianças com idade entre 3 e 6 meses e as gestantes.

O prefeito Fábio Schroeter lamentou o ocorrido e determinou à Secretaria Municipal de Saúde que busque todos os meios para que a vacinação seja retomada o mais rápido possível, já que o município está em plena campanha de imunização contra a paralisia infantil. Uma das medidas está sendo o encaminhamento dos pacientes para unidades de saúde de outros bairros. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)