IMG_7985Na manhã de hoje (14) o prefeito de Campo Verde Fábio Schroeter e o secretário de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente Pedro Cambará, repassaram uma ensiladeira para a Cooperativa Agropecuária Mista do Assentamento Dom Ozório (Cooperozório).

A ensiladeira de uma linha tem capacidade para colher até 3 hectares de milho por dia e será uma importante aliada dos criadores de leite na produção da silagem utilizada na alimentação do rebanho, principalmente no período da seca.

De acordo com Pedro Cambará, o equipamento foi adquirido com recursos do Município e atende a uma determinação do prefeito Fábio Schroeter, que é a de melhorar as condições das famílias que vivem nas pequenas propriedades.

“O prefeito, no ano passado, viu as dificuldades desse pessoal em produzir o alimento para o gado de leite. E como a gente está implantando o Programa Balde Cheio, e outras pessoas que não participam do programa, estão mexendo com leite – que é uma das atividades que a gente vê como uma das melhoras para a agricultura familiar, o prefeito determinou que fizéssemos a aquisição dessa máquina”, explicou Cambará.

O secretário frisou que, tendo como produzir o alimento, no próximo período de estiagem os produtores não enfrentarão dificuldades para alimentar o rebanho. “Na próxima safra eles vão poder fazer o alimento para o gado e na seca do ano que vem eles estarão tranqüilos, o gado com alimentação adequada e cada vez aumentando mais a produção”, disse.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente, cerca de 30 pequenos produtores exploram a pecuária leiteira no Assentamento Dom Ozório. Edemilson Teodoro é um deles. Com um rebanho de 35 vacas – sendo 22 em lactação, e uma produção diária de quase 400 litros, ele lembrou que durante o período de estiagem o custo da ração é alto e os produtores têm dificuldades para tratar os animais.

No entanto, segundo ele, tendo a ensiladeira à disposição os produtores poderão preparar a ração em quantidade suficiente para alimentar o rebanho e, o que é melhor, a um preço mais baixo. “O custo vai cair mais ou menos 50%”, calculou. Durante a seca deste ano Teodoro chegou a pagar R$ 120 pela tonelada da ração.

O produtor destacou a iniciativa da Administração Municipal em adquirir o implemento e repassá-lo à Cooperozório. “Eu quero agradecer ao prefeito Fábio e ao secretário Pedro Cambará por essa iniciativa, porque é uma ajuda muito grande para nós que somos pequenos produtores, que estamos começando agora”, frisou.

Conforme lembrou Edemilson Teodoro, dependendo da variedade plantada, um hectare de milho pode produzir de 35 a 40 toneladas de silagem, quantidade suficiente para alimentar um rebanho de 20 vacas por um período de até 4 meses.

O prefeito Fábio Schroeter destacou que a compra da ensiladeira foi mais uma ação de sua administração com foco no pequeno produtor. “É uma maneira de proporcionar que eles tenham condições de ter mais atividade no campo”, disse.

Fábio Schroeter frisou que a produção de leite é uma atividade que vem crescendo muito em Campo Verde e é necessário apoiar os pequenos produtores. “Esse equipamento é importante para que eles, realmente, possam ter condições de tratar esse gado no período seco”, destacou.

O prefeito também lembrou que, devido ao alto custo, a maioria dos produtores não tem condições de comprar uma ensiladeira. “É um equipamento que, individualmente, fica muito difícil de adquirir, mas que, via prefeitura, fica muito tranqüilo. E com essa parceria com a Cooperativa aqui do Dom Ozório, eles vão poder utilizar esse equipamento muito bem, com certeza”.

Fábio ressaltou que uma das metas da Administração Municipal é apoiar as comunidades rurais. “A gente quer realmente dar todo apoio, todo suporte para as comunidades da zona rural para que o pequeno produtor, o agricultor familiar, possa se fixar realmente no campo gerando ganho, gerando emprego, gerando renda. Esse é o nosso objetivo e essa é mais uma ação que vem nesse sentido”.

Secretário da Cooperozório, Natal Scaramussa, explicou como o uso do implemento será administrado. Segundo ele, serão criadas regras e cobrado um valor pela utilização. “Todo equipamento tem um certo desgaste”, observou. “Então tem que ser cobrada uma pequena taxa para ter um caixa para amanhã ou depois poder fazer a manutenção”, explicou. Ele lembrou que os produtores que não são associados à Cooperozório também poderão utilizar o equipamento.

Morador do Assentamento, Sebastião da Silva Araújo elogiou a atuação do prefeito Fábio Schroeter à frente da Administração Municipal e sua preocupação com a agricultura familiar. “O jeito de ele administrar é bem diferente dos outros prefeitos: ele não promete, ele faz”, destacou. “E isso para nós é muito importante. Os maquinários que estão chegando para o Dom Ozório vai beneficiar Campo Verde, mas sem a força do prefeito e do secretário de Agricultura isso não aconteceria. Eles estão fazendo acontecer. E para nós isso é uma maravilha”, completou.

Araújo lembrou que existem assentamentos que foram criados há mais de uma década e que contam com pouca infraestrutura, situação diferente da vivida pelo Dom Ozório. “Um dos melhores posto de saúde que nós temos aqui na região é o nosso. Graças a Deus nós temos um prefeito que está olhando para os pequenos produtores. Isso é muito bom”, finalizou. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)