33No último domingo (9), o correspondente para a América Latina da Rádio e Televisão de Portugal (RTP), João Pacheco Miranda, esteve em Campo Verde onde gravou para uma série de reportagens que está produzindo sobre o Mato Grosso.

Acompanhado do cinegrafista André Veloso e pela assessora de imprensa do SEBRAE/MT, Miranda gravou em uma plantação de soja, fez tomadas da área urbana a partir do mirante da Praça João Paulo II e visitou a unidade de produção de fios da Cooperfibra.

A reportagem, de acordo com Miranda, abordou os aspectos produtivos, sociais e econômicos do município, tendo como mote principal a colonização feita pelos migrantes sulistas a partir dos anos de 1980.

Além do potencial produtivo, o jornalista destacou o aspecto urbanístico e a organização de Campo Verde, reflexo da riqueza produzida pelo agronegócio, pelo comércio, pela indústria e pela prestação de serviços.

Em entrevista com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo Aparecido Rudnick, Miranda abordou as questões ambientas, uma vez que na Europa, a visão é de que o agronegócio é o grande inimigo da natureza.

Para o secretário, os questionamentos foram pertinentes. “Mas é preciso que os outros países saibam que hoje o sistema de cultivo adota produtos menos nocivos ao meio ambiente e os tratos culturais garantem a preservação do solo e de mananciais. E é preciso destacar que a maioria dos produtores respeita a legislação ambiental”, explicou Rudnick.

O mesmo assunto foi abordado durante a entrevista com o presidente da Cooperfibra, José Carlos Dolphine, que também falou sobre os impactos positivos do agronegócio na economia de Mato Grosso e do Brasil.

Aparecido Rudnick destacou que reportagens como a que foi feita pela RTP, que, além de Portugal, será exibida nos demais países de língua portuguesa no mundo, é importante não apenas pelo seu caráter informativo, mas também como marketing para o município. “É uma excelente maneira de mostrar aquilo que temos”, frisou. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)

Categorias: noticias

Sobre o autor