Técnicos da Defesa Civil estivera2m na última sexta-feira (31) em Campo Verde onde informaram ao Chefe de Gabinete da Prefeitura, Gilmar Prati, que o órgão irá instalar um pluviômetro automático no município.

O equipamento, de acordo com o consultor para a região Centro-Oeste do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN) – órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – Rodrigo Resende Ferreira, será instalado no alto da caixa d´água do Centro Educacional Francisco Tirado de Aragão Filho e fará o monitoramento das chuvas num raio de três quilômetros.

O pluviômetro permitirá que o CEMADEN monitore em tempo real o índice pluviométrico do Município, já que os dados são enviados automaticamente para a Defesa Civil. A instalação do equipamento faz parte de um projeto nacional que prevê a instalação de 3 mil pluviômetros em todo o Brasil. “Isso vai permitir que a gente monitore o volume de chuva com mais precisão”, frisou Ferreira. Em Mato Grosso, segundo ele, serão contemplado 35 municípios.

Em Campo Verde, de acordo com o que informou o consultor, a instalação do pluviômetro será feita num prazo de 40 dias após a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o CEMADEN e o Município.

Segundo Ferreira, que veio acompanhado pelo gerente de Monitoramento de Risco e Desastre da Defesa Civil de Mato Grosso, Wilson Ribeiro da Silva, Campo Verde foi escolhido para receber um dos pluviômetros devido a processos erosivos existentes no Município. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)