3-1Como parte das ações do “Dia Mundial da Saúde Mental”, usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde, tiveram uma tarde diferente na última quinta-feira (17).

Parte deles participou de um piquenique e pode pescar no lago do Parque das Araras. A ação, de acordo com o psicólogo do CAPS, Giovani Trentin Ferronato, teve como objetivo tirar os usuários do confinamento das salas de acompanhamento e colocá-los em contato direto com a natureza.

Segundo ele, a maioria dos pacientes do CAPS não tem acesso a atividades recreativas no seu dia-a-dia. “E a gente entende que o lazer é parte fundamental da saúde mental”, observou. Ferronato lembrou também que a interação dos pacientes com o ambiente natural é importante no tratamento de distúrbios mentais leves ou até mesmo aqueles considerados severos. “A natureza serve como calmante”, explicou.

O CAPS de Campo Verde foi criado em 2003 e, de acordo com o psicólogo Giovani Trentin Ferronato, atende cerca de 250 pacientes com distúrbios psicológicos e psiquiátricos, além de dependentes químicos em recuperação. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)

Categorias: noticias

Sobre o autor