7-1Durante uma palestra realizada na manhã de hoje (29), o médico veterinário e coordenador do departamento técnico da Cooperativa Mista Agropecuária de Juscimeira (Comajul), José Andrade, destacou o potencial de Campo Verde para a produção de leite.

Segundo ele, o município tem todas as características necessárias para se atingir excelentes níveis de produção e produtividade. De acordo com Andrade, o município tem clima adequado e grande oferta de alimentos.

Na opinião do coordenador técnico da Comajul, aliados à qualidade dos animais, esses fatores fazem de Campo Verde “um dos melhores lugares do Brasil para se produzir leite”. No entanto, mesmo com todos os requisitos favoráveis, a atividade ainda não ocupa lugar de destaque na cadeia econômica do município.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente, Campo Verde produz atualmente uma média de 20 mil litros de leite por dia, o que garante uma movimentação financeira mensal em torno de R$ 540 mil.

No município a pecuária leiteira ainda é explorada, em sua maioria, por pequenos produtores. E para que a atividade possa se tornar cada vez mais forte e rentável, programas como o “Balde Cheio” e palestras técnicas, buscam qualificar os produtores.

Na palestra realizada na manhã de hoje pela Comajul, os temas foram “Alimentando a vaca para produzir leite”, com José Humberto Vilela, e “Aumentando os lucros com a qualidade”, ministrada por Lomanto Moraes.

De acordo com o presidente da Comajul, Sebastião Borges, o objetivo das palestras foi levar informações aos produtores, já que alimentação adequada aliada à qualidade final do produto são sinônimos de aumento da produtividade e da rentabilidade. “Qualidade é um trabalho permanente”, frisou. “Principalmente as empresas que trabalham com alimentos têm que primar pela qualidade”, ressaltou. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)