2Nesta quarta-feira (1), produtores e estudantes de Campo Verde terão a oportunidade de conhecer o que é, como funciona e quais os resultados do Projeto Carbiocial, que está sendo desenvolvido no município há quase dois anos e é coordenado por pesquisadores alemães. O encontro será na Fazenda Santa Luzia, com início às 7h00 e encerramento ao meio-dia.

O Carbiocial é um projeto de cooperação científica entre o Brasil e a Alemanha e busca formas de entender as relações entre mudanças climáticas e o uso da terra e a globalização, buscando encontrar alternativas sustentáveis para o desenvolvimento regional. Os resultados dos projetos devem suporte às decisões econômicas e ambientais no futuro, além de formar jovens pesquisadores do Brasil e da Alemanha.

O carbiocial está sendo desenvolvido nas regiões cortadas pela BR-163. Em Campo Verde, as pesquisas estão concentradas na região da Fazenda Santa Luzia e do Assentamento Santo Antônio da Fartura. O objetivo, de acordo com os pesquisadores, é contribuir para a produção de conhecimentos autênticos para a região que possam servir de base para inovações econômicas e sociais.

Outro objetivo é facilitar a fundamentação científica para a formulação de políticas de desenvolvimento regional sustentável, além de gerar uma ferramenta de apoio à decisão para ajudar os produtores a planejar melhor sua produção.

Conforme explicou os pesquisadores, o carbiocial combina a análise de dados e a produção de seus próprios dados através de pesquisas de campo em disciplinas diferentes. O projeto é financiado pelo Ministério de Educação e Ciências da Alemanha e pelo Ministério de Ciência e Tecnologia do Brasil, através do Projeto Carbioma.

Por ser multidisciplinar, o Projeto Carbiocial reúne pesquisadores das áreas de solo, rios e águas, ecossistemas, sistema de produção agrária, clima, desenvolvimento regional e transformações sociais de 20 universidades e instituições da Alemanha e do Brasil. O Projeto é aberto à participação dos moradores, com quem os pesquisadores trocam experiência e aumentam seus conhecimentos. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)