_MG_9643-1Graças a uma parceria feita entre a Prefeitura de Campo Verde e o INCRA de Mato Grosso, centenas de pequenos produtores rurais que têm suas propriedades em assentamentos da Reforma Agrária tiveram suas áreas regularizadas e homologadas. Pela parceria a Administração Municipal custeou as diárias e alimentação dos técnicos do INCRA para que eles pudessem fazer a vistorias dos lotes.

O trabalho durou mais de um ano e agora, com a regularização e a homologação, os proprietários passam a ter acesso a créditos fundiários como PRONAF e Fomento. “Essa regularização representa uma nova fase na vida desses agricultores familiares”, disse o prefeito Fábio Schroeter.

Conforme informou o secretário de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente Pedro Cambará, muitos dos pequenos produtores aguardavam pela regularização de suas áreas há quase uma década. “Há pelo menos 8 anos não era feito um trabalho como esse. E agora, graças à determinação do nosso prefeito Fábio, esses agricultores estão com suas terras regularizadas”, destacou.

Pedro Cambará informou que as vistorias foram realizadas pelos técnicos do INCRA somente nas propriedades que foram adquiridas, através de compra ou de permuta, por produtores que não haviam sido contemplados pela Reforma Agrária.

As vistorias e regularizações foram realizadas nos assentamentos 14 de Agosto, 4 de Outubro, 28 de Outubro, Santo Antônio da Fartura, Paulo Freire e Dom Ozório. Conforme destacou Pedro Cambará, no Dom Ozório, das 540 famílias assentadas, apenas 100 aguardam pelo Contrato de Concessão de Uso. “Todas as outras tiveram suas terras regularizadas nos últimos dois anos e já puderam acessar o Crédito Fomento e Crédito Moradia”, informou. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)