BombeirosO grave acidente ocorrido na BR-364, na Serra de São Vicente, no início da manhã de segunda-feira (14) e que deixou pelo menos 10 pessoas feridas, colocou à prova a estrutura de saúde disponível em Campo Verde para casos de grande vulto.

De acordo com a enfermeira-chefe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Município, Márcia Viana, 8 vítimas do acidente foram trazidas para Campo Verde, três delas em estado grave, sendo que duas apresentavam amputação de membros e uma delas trauma abdominal.

Apesar do número de vítimas e da gravidade dos ferimentos, Márcia Viana destacou que o número de ambulâncias disponível no Município e a estrutura hospitalar existente foram suficientes para que todos pudessem ser medicados e transferidos para centros maiores.

Para fazer o transporte dos feridos do local do acidente até o Hospital Municipal Coração de Jesus, conforme informou a enfermeira, foram necessárias três ambulâncias básicas do município. A remoção para centros maiores foi feita na UTI Móvel, comprada pela Prefeitura com recursos próprios e entregue à Secretaria de Saúde no último dia 4. O atendimento e o transporte das vítimas foram feitos durante todo o dia.

Márcia Viana contou que uma das ambulâncias básicas teve que ser adaptada com equipamentos da UTI Móvel para transportar as vítimas, que foram levadas para hospitais de Cuiabá, Rondonópolis e Primavera do Leste. “Nós dividimos os aparelhos e fizemos praticamente duas UTI´s Móvel”, explicou.

Com mais de 15 anos de experiência em atendimento a acidentados, Márcia afirmou que a estrutura existente em Campo Verde foi suficiente para suprir a demanda causada pelo acidente da última segunda-feira e suporta até mesmo casos de maior gravidade. “Hoje temos condições de atender até mais de 15 vítimas”, avaliou. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)