IMG_7527-1No Brasil, o gosto pela leitura não é muito acentuado como nos países da Europa e até mesmo em alguns da América Latina. Em média, o brasileiro lê apenas um livro por ano. Com a proposta de incentivar o gosto pela leitura, a secretaria municipal de Educação e Cultura está realizando o primeiro Sarau Literário de Campo Verde, que começou na manhã de hoje (8) no Centro de Eventos do Esporte Clube Juventude.

O evento é aberto ao público em geral e, especialmente à clientela escolar das redes municipais, estaduais e particular de ensino. O Sarau tem o apoio do Sicredi e parceria com a distribuidora de livros Saber com Sabor, de Cuiabá. Durante a abertura, a escritora campo-verdense Paulina Rodrigues apresentou uma de suas poesias e a contadora de histórias Mariana Máximo interpretou um texto para as crianças.

Além de apresentações teatrais e contação de histórias, o público que visitar o Sarau Literário terá a oportunidade de adquirir livros que estarão sendo comercializados pela Distribuidora Saber com Sabor, e conhecer o trabalho de vários escritores, cronistas e poetas de Campo Verde.

Para a secretária de Educação Andréa Schroeter, o Sarau Literário vai contribuir para aumentar o desempenho dos alunos. “Nós sentimos a necessidade de melhorar a questão da leitura”, disse ela. “Já existe um trabalho em nível nacional de incentivo a leitura, o MEC sempre envia livros às escolas, mas um evento no município, com escolas, com a parceria do Sicred, mostrando o que cada escola está fazendo e até revelando os nossos autores, é de suma importância para valorizar o trabalho das pessoas da cidade”.

Andréa disse também que pretende transformar o Sarau Literário em tradição. “Gostaria Muito que no ano que vem fizéssemos um evento ainda maior, que abrangesse mais escolas, como as do Estado e as particulares. Este é o primeiro evento, uma primeira experiência, mas acredito que nós vamos ampliar sim”, disse ela, sem descartar a possibilidade de trazer um autor de renome nacional. “Vamos sonhar, sonhando é que a gente avança”, completou.

“Esses eventos, quando são proporcionados às nossas crianças, são de suma importância para o despertar para a leitura”, disse a coordenadora do Centro Educacional Paulo Freire, Nilma Florentino. “A gente sabe que, quando a criança tem esse despertar, o aprendizado fica muito mais interessante”, completou. Para ela, o Sarau não beneficia apenas os estudantes. “E não só para as nossas crianças, mas para as nossas comunidades no geral. Isso nos enriquece culturalmente. Esses eventos são muito importantes, porque realmente as crianças vêm e, além de se divertir, elas vão embora com uma cultura muito mais enriquecida”, completou.

Representante da Distribuidora de Livros Saber com Sabor, Sávio Brito Costa enalteceu a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura em promover o Sarau Literário. “A secretaria está de parabéns”, disse ele. “Porque é um evento de promoção e de incentivo a cultura aqui em Campo Verde e, uma vez que a criança está junto ao livro [e tem oportunidade] de manusear, de ver, de pegar, de ter a curiosidade de virar as páginas, ela se interessa pela leitura”, completou. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)