IMG_7471-1Com a participação de 13 escolas municipais, estaduais e particulares, começou na manhã de hoje (7) a 10ª edição dos Jogos Estudantis de Campo Verde. A cerimônia de abertura foi realizada no Ginásio de Esportes Joubert Izaias Romancini  contou com a presença da secretária de Educação e Cultura Andréa Schroeter, do chefe de Gabinete Gilmar Prati e do Secretário de Esportes e Lazer Marcelo Coité.

A novidade dos Jogos este ano é que, pela primeira vez, atletas das categorias A e B disputam a competição. “A gente quer com isso, criar uma identidade nova para os jogos, para que eles possam acontecer com essa intensidade que foi essa abertura hoje”, explicou o secretário de Esportes e Lazer.

Com a participação das duas categorias, Marcelo Coité afirma que a competição terá mais força e competitividade. “Isso até trás mais emoção para o torneio, uma vez que todos os atletas gostam de jogar aonde tem torcida”, disse. De acordo com o secretário, esta edição dos Jogos está superando as expectativas. “Já uniu 650 atletas, tornando-se os maiores Jogos Estudantis de Campo Verde”.

A secretária de Educação e Cultura de Campo Verde, Andréa Schroeter destacou que os Jogos são uma importante ferramenta de socialização para os alunos. “Eles são muito importante para todas as escolas, para os alunos, para eles se interagirem, conhecerem uns aos outros e aprenderam com as diferenças”, disse.

Ela também ressaltou que os Jogos são importantes também como ferramenta pedagógica. “Principalmente porque eles vão complementar o trabalho da escola na formação do cidadão, vão formar bons cidadãos. E esse, sem dúvida nenhuma, é o objetivo maior da escola e do esporte”.

Diretor da Escola Municipal Dona Maria Artemir Pires, Rigoberto Ximenes concorda com a secretária de Educação e Cultura. Para ele, o esporte ajuda no aprendizado dos alunos. “São duas coisas que andam juntas. Muitas vezes o desgaste da sala da aula faz com que o aluno fique um pouquinho aquém do que ele pode”, observou. As atividades recreativas e de lazer dentro da escola e fora da escola, como esta, que é uma atividade esportiva, traz o resgate do aluno para a escola. Ele volta muito mais motivado, muito mais feliz, muito mais contente. E com isso ele tem um rendimento muito maior. Pra nós, enquanto escola, é de fundamental importância que seja aliado esporte e sala de aula”, disse ele.

A 10ª edição dos Jogos Estudantis de Campo Verde termina no dia 10. As modalidades em disputa são: futsal, basquete, handebol, vôlei, tênis de mesa, badminton e atletismo.