A partir de 2015 os municípios de Mato Grosso poderão contar com um aporte financeiro que vai proporcionar um pouco mais tranqüilidade às Administrações Municipais, especialmente na recuperação das estradas.

Com a Lei 10.051, de autoria do deputado estadual José Riva (PSD) sancionada pelo governador Silval Barbosa na íntegra em janeiro de 2014, aproximadamente R$ 800 milhões correspondentes a 50% do montante arrecadado pelo FETHAB (Fundo Estadual de Transporte e Habitação) serão destinados às prefeituras.

IMG_5997-1De acordo com matéria veiculada pelo Jornal A Gazeta, de Cuiabá, os valores a serem repassados às prefeituras devem variar de R$ 150 mil a R$ 800 mil por mês, conforme estimativa feita pelo Governo. “Campo Verde deve receber pouco mais de R$ 350 mil mensais”, projeta o prefeito Fábio Schroeter.

Os valores a serem repassados serão de acordo com um índice preestabelecido que leva em conta o total de quilômetros de rodovias estaduais e estradas vicinais não pavimentadas, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a arrecadação do FETHAB no município e a população.

Para o prefeito Fábio Schroeter, a Lei de autoria do deputado José Riva vai permitir que os municípios possam manter a malha viária melhor conservada. “Esse dinheiro poderá ser utilizado na aquisição de máquinas e caminhões que proporcionarão mais condições para que possa ser feita uma manutenção adequada das estradas”, disse o prefeito.

Em Campo Verde são cerca de mil quilômetros de estradas vicinais não pavimentadas que exigem um aporte grande de recursos do município para mantê-las em boas condições de tráfego. “Com os recursos do FETHAB garantidos, podemos realizar um trabalho muito melhor de manutenção da nossa malha viária”, disse o prefeito. “O deputado José Riva foi muito feliz ao propor essa Lei e demonstrou, mais uma vez, seu comprometimento com os municípios. Só temos que agradecer a ele por essa iniciativa”, destacou Fábio Schroeter. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)