IMG_5850-1A conscientização sobre a importância de se preservar o meio ambiente e a alegria de uma brincadeira de criança antes comum, principalmente nas pequenas cidades, foram temas trabalhados pelos integrantes do Cinearte Sarau, de Belo Horizonte, e pala Companhia Carroça de Mamulengo na manhã de ontem (28) com os alunos da Escola Municipal Dona Sabina Lazarin Prati e da Escola Estadual Ulisses Guimarães.

A palestra, que teve como tema a sustentabilidade, foi realizada na Sala da Cultura e contou com a presença de 80 alunos. O Cinearte Sarau é patrocinado pela Petrobras, tem o apoio do Instituto Chico Mendes (ICMbio) e percorre o Brasil há nove anos, realizando oficinas de arte e exibindo filmes em praça pública.

O objetivo do projeto, de acordo com Nicolas Bollini, que atua como assistente de produção, “é levar cultura às pequenas cidades que não contam com cinema e valorizar o fazer artístico, mostrar que a arte pode ser uma profissão”. Outro objetivo do Projeto, de acordo com Bollini, é despertar a consciência ecológica na população.

Os integrantes da Companhia Carroça de Mamulengo percorrem o Brasil há mais de 30 anos realizando um trabalho que reúne teatro e arte circense e promovendo oficinas de arte. Hoje pela manhã, a trupe ministrou uma oficina sobre “perna de pau”, misto de brincadeira e arte, aos alunos da Escola Municipal Monteiro Lobato.

No próximo dia 20, o Cinearte Sarau exibe em praça pública o filme Cine Hollywood. O longa metragem nacional será exibido em uma tela com 160 metros quadrados. Durante o dia haverá também apresentações envolvendo os participantes da oficina de perna de pau. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)