Aula inaugural marca avanço no Ensino Superior de Campo Verde

IMG_3392-1Aos poucos, Campo Verde vai se consolidando como um pólo educacional, oferecendo a cada ano, mais e mais cursos de graduação e pós-graduação. Dentro deste contexto, a Universidade Aberta do Brasil, pólo Campo Verde, e a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) realizaram no ultimo dia 21, a aula inaugural dos cursos de graduação em Gestão Pública e Pedagogia, que vão beneficiar 100 alunos.

Madalena Correia é aluna do curso de Administração Pública. Para ela, poder cursar uma faculdade de forma gratuita e sem precisar sair de Campo Verde, representa uma grande oportunidade. “A gente sempre pensa em aprender mais, saber mais. E é isso que a gente busca: aprendizado e também, futuramente, uma melhoria no mercado de trabalho”, disse ela.

Maria Lopes Buzanello, coordenadora do UAB/CV lembrou que pólo oferece, além dos cursos de Administração Pública e Pedagogia, seis cursos de pós-graduação, três pela Unemat e três pela UFMT. Segundo ela, cerca de 300 alunos são atendidos pelo pólo, classificado pelo Ministério da Educação com conceito “A”, o que o coloca entre os melhores do Brasil.

De acordo com a coordenadora, o início dos cursos de graduação representa um novo patamar para a instituição em Campo Verde e consolida a UAB no município. “É algo bastante almejado pelo público campo-verdense e da região, que estava pedindo graduação. É algo bastante importante, é um passo além”, destacou.

Secretária Municipal de Educação e Cultura, Andréia Schroeter destacou que a implantação dos cursos de graduação foi uma importante conquista para a região, mas principalmente para Campo Verde. “A gente vê que os alunos aprovados no vestibular são moradores de Campo Verde”, observou. Ela adiantou que existe a possibilidade de se implantar novos cursos de graduação. “Só precisamos fazer novos estudos para ver quais os cursos são mais necessários”, disse ela.

Coordenador do curso de Administração Pública, Gustavo Domingos Sark Visinoto explicou que a instalação dos cursos em Campo Verde atende à política da Unemat, que tem como proposta, fortalecer o ensino superior, principalmente no interior de Mato Grosso. “E o ensino à distância é uma proposta que tem crescido bastante no Brasil e é uma forma que a Universidade encontrou de atender a missão dela, que é a de justamente levar esse conhecimento e o ensino às localidades que, talvez, levariam um tempo maior para ter um curso da Unemat”, disse.

Gustavo destacou também a parceria entre a Universidade Estadual de Mato Grosso e a Administração Municipal. “A Prefeitura tem feito um papel de extrema importância para que esse trabalho aconteça. A Prefeitura é mantenedora do pólo, ela fornece toda estrutura para a gente trabalhar”, observou. “E é isso que dá suporte e motiva os alunos a virem aqui e sentirem-se alunos da Unemat”, completou. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)