IMG_8506O subsecretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar de Mato Grosso (SEDRAF) Juarez Fiel, esteve em Campo Verde na noite quarta-feira (29) para uma reunião com interessados em aderir ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

A reunião foi realizada na sede da Associação dos Servidores Municipais e contou com a presença de cerca de 200 pessoas, entre elas o superintende regional da SEDRAF Fernando Schroeter, os vereadores Silvio Eventos e Gessy Matheus Ventura, da subsecretária estadual de Desenvolvimento Lucilene Fukuhara, do técnico da Unidade Técnica do Estado Josimar Coelho da Silva, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Verde Reginaldo Campos e do presidente da Associação Vale do Olho d´Água, formada por interessados em acessar o PNFC, José Maria.

Conforme explicou o subsecretário da SEDRAF/MT, o PNCF é destinado à aquisição de terra por meio de subsídios do Governo Federal. A seleção dos beneficiados, a escolha e a compra da área são de responsabilidade do Conselho Municipal de Agricultura. Juarez Fiel enfatizou que o PNCF estava suspenso e foi retomado. Fiel afirmou que quer fazer em Campo Verde um assentamento modelo. “É compromisso do governador Silval Barbosa, é compromisso nosso, é compromisso do Município, fazer um dos melhores programas, o povo de Campo Verde é muito bom. Agora, tem que estar no perfil”, disse.

Para serem beneficiadas, as pessoas devem obedecer algumas regras. Entre elas: não ter renda superior a R$ 9 mil por ano, não possuir bens com valor superior a R$ 30 mil, ter perfil agrícola e ter estado ligado à agricultura nos últimos cinco anos. “Esse é um programa Federal extraordinário, de agregação de valor. Pega as pessoas com menor poder aquisitivo, quem está lá em cima tá fora, isso aqui não tem como mentir. Então é um programa que a gente quer calma: Procure a secretaria de Agricultura, procure a Prefeitura, procure o Sindicato e veja se enquadra”, orientou Juarez Fiel.

O prefeito Fábio Schroeter, que participou da reunião, vê o PNCF como uma oportunidade para as famílias adquirirem um pedaço de terra onde possam plantar e colher e também como uma forma de desenvolvimento para Campo Verde. “A gente vê que é um programa que está em funcionamento, que está sendo reativado pelo Governo do Estado e onde as pessoas vão poder acessar os seus lotes através desse crédito fundiário”, disse. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)

Categorias: noticias

Sobre o autor