Prefeito Fábio Schroeter

Prefeito Fábio Schroeter: “O sistema de videomonitoramento é algo que está ao nosso alcance”

A segurança pública de Campo Verde receberá este ano um importante incremento graças a uma iniciativa da Administração Municipal. Com recursos próprios, a Prefeitura irá instalar um moderno sistema de videomonitoramento. O projeto, que tem custo estimado em R$ 300 mil, prevê a instalação de 33 câmeras em pontos estratégicos na cidade.

De acordo com o prefeito Fábio Schroeter, algumas câmeras já foram instaladas e funcionando em caráter experimental. “Nós solicitamos para uma empresa que pudesse nos mostrar a qualidade do seu equipamento, então foram instaladas quatro câmeras a princípio e a gente está analisando essas imagens e vendo o real funcionamento”, informou.

As câmeras, conforme lembrou o prefeito, serão adquiridas através de licitação. “Comprovada a eficácia nós vamos dar o andamento legal, que é proceder a licitação. E a aquela empresa que oferecer o menor preço naquele equipamento que a gente deseja comprar e que tenha aquela qualidade que a gente quer, vai ser então adquirido esse equipamento”, disse.

Para ele o sistema de videomonitoramento vai representar um ganho a mais para a segurança de Campo Verde. “Como a gente bem sabe, o nosso efetivo policial é pequeno, então eu acredito que essas câmeras vão, realmente, contribuir bastante para a diminuição da criminalidade. Vai ser um suporte a mais que a Polícia Militar vai ter no controle do crime. A gente acredita que, instalando as câmeras e tendo uma equipe especializada cuidando dessas imagens, a gente vai fazer com que o mau elemento vá pensar duas vezes antes de cometer o crime. Esse é o nosso objetivo”, disse o prefeito.

O sistema de videomonitoramento é apontado como grande aliado no combate à criminalidade. Em cidades que contam com monitoramento eletrônico, os índices de violência reduziram drasticamente, pois as câmeras, além de inibir a ação dos bandidos, auxiliam também na identificação dos autores dos delitos.

Para Fábio Schroeter, quem vai ganhar com o investimento feito pela Prefeitura será a população. “Em relação ao efetivo policial, nós não podemos contribuir muito. Então eu acredito que o sistema de videomonitoramento é algo que está ao nosso alcance, dentro da nossa alçada, e é um compromisso nosso para auxiliar a segurança no Município”.  (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)