DSC_0012-2-1Nessa época do ano em que as chuvas são constantes, a maioria dos municípios brasileiros apresenta alto índice de focos do mosquito Aedes aegypt e grande número de casos de dengue.

Em Campo Verde, graças às ações eficazes desenvolvidas pela Vigilância Ambiental, órgão subordinado à secretaria municipal de Saúde, a situação é inversamente proporcional. Os trabalhos desenvolvidos ao longo de 2014 pelos agentes ambientais fizeram com que os casos de dengue no Município reduzissem em 98,4%.

De acordo com Clair Terezinha Guollo, coordenadora da Vigilância Ambiental, em janeiro de 2013 foram contabilizados 289 casos suspeitos de dengue. No mesmo mês em 2014, apenas 5 casos suspeitos foram notificados e nenhum confirmado até agora. Entre setembro do ano passado e janeiro desse ano, somente 16 casos suspeitos foram contabilizados.

Um dos fatores apontados pela Secretaria Municipal de Saúde como importante na redução dos focos do mosquito transmissor da dengue foi o aumento no número de agentes ambientais. Em 2012 eram apenas 8. Atualmente, 15 profissionais atuam levando orientação aos moradores de todas as regiões da cidade.

Clair Guollo também destacou a maior participação da população no combate ao Aedes aegypt, mas, segundo ela, é preciso muito mais. “Ainda estamos encontrando muitos focos do mosquito nas residências”, observou, lembrando que a recusa de alguns moradores em atender os agentes também foi reduzida.

Outras medidas apontadas como fundamentais na redução dos casos suspeitos de dengue em Campo Verde foram os bloqueios com pulverização de larvicida em pontos estratégicos – como borracharias e ferros-velhos, os mutirões de limpeza nos bairros e o recebimento e o armazenamento de pneus velhos em um espaço locado pela Prefeitura.

Suspenso em agosto de 2012, o recebimento de pneus pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente foi reativado em janeiro do ano passado. Em um ano, de acordo com os números da SEDAM, foram recebidos 37.207 pneus de vários modelos. Também foram recebidos 83 mil quilos de sucatas. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)

Categorias: noticias

Sobre o autor