Palestra aborda câncer de mama e importância do autoexame




A palestra foi ministrada pelo ginecologista João Marcelo Magalhães Reis

A palestra foi ministrada pelo ginecologista João Marcelo Magalhães Reis

A secretaria municipal de Saúde de Campo Verde realizou na noite de quarta-feira (16), uma palestra com o ginecologista João Marcelo Magalhães Reis sobre a importância da realização do autoexame para diagnosticar de forma precoce o câncer de mama.

Durante a palestra, João Marcelo mostrou um panorama da doença no Brasil, falou sobre as causas que contribuem para o seu aparecimento e do acesso a diagnósticos mais precisos. O câncer de mama, se descoberto em sua fase inicial, tem 90% de chances de ser curado.

A palestra com o ginecologista fez parte das ações do Outubro Rosa, iniciadas no início do mês, que incluiu a iluminação especial na Praça João Paulo II, distribuição de panfletos com orientações sobre como realizar o autoexame, e adesivo com o laço rosa, símbolo da campanha.

A partir de hoje, entre 18h00 e 21h00, a SMS inicia a coleta de material para exames de câncer de colo do útero (CCO), no Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (CAISM), localizado na Rua Porto Alegre. No dia 19, sábado, haverá coleta de CCO em todos os PSF do Município, entre 8h00 e 17h00.

As ações de orientação e de prevenção da saúde da mulher e do homem têm apresentado resultados considerados excelentes. Em julho, quando médicos do Hospital de Câncer de Barretos, que percorre o Brasil a bordo de uma carreta ambulatório, nenhum caso de câncer de mama ou de próstata foi diagnosticado. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)

Categorias: Noticias