Para o prefeito Fábio Schroeter, agricultura familiar merece e precisa de apoio (1)

Para o prefeito Fábio Schroeter, agricultura familiar merece e precisa de apoio

O prefeito de Campo Verde e presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental da Região Sul de Mato Grosso (Cidesasul), Fábio Schroeter, participou na manhã de hoje da abertura da reunião de trabalho para tratar do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014, realizado no Auditório Celcita Pinheiro, em Jaciara.

O evento contou também com a presença do delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) Nelson Luis Borges de Barros, do secretário-adjunto de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar de Mato Grosso, Juarez Fiel, de prefeitos e representantes dos municípios de São Pedro da Cipa, Poxoréo e Primavera do Leste, além de representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso (FETAGRI/MT), Banco do Brasil e assentados.

Entre os temas abordados durante a reunião pelo representante do MDA, Mauri José de Andrade, estavam: A conquista e manutenção do crédito; Pontos importantes e mudanças no crédito rural para a safra 2013/2014; Instrumentos utilizados na formalização do crédito rural, Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF); acompanhamento e controle das operações de crédito, e seguro da agricultura familiar.

De acordo com o delegado federal do MDA, Nelson Luiz Borges de Barros, o Governo Federal disponibilizou em 2013 R$ 800 milhões para a agricultura familiar de Mato Grosso através do Pronaf. Desse montante, até agora foram acessados, segundo ele, R$ 400 milhões. “Essa reunião técnica servirá para que se conheça e se entenda melhor o Plano Safra 20013/2014”, disse.

O prefeito Fábio Schroeter destacou a atenção que o Governo Federal está dando à agricultura familiar com o Plano Safra 2013/2014, pois, segundo ele, é um segmento que necessita de apoio. “Mato Grosso tem um agronegócio forte, que tem vida própria”, lembrou. “Mas quem mais precisa de ajuda são os pequenos produtores”, ressaltou.

O secretário-adjunto de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Juarez Fiel, também destacou o apoio que o Governo Federal está dando ao setor. “Nunca na história desse País teve tanto dinheiro direcionado justamente a um setor que sempre reclamou da falta de recursos”, observou.

Para se ter uma ideia da importância da agricultura familiar no contexto econômico da região, somente em Campo Verde existem mais de 1,2 famílias que produzem em pequenas propriedades espalhadas por assentamentos da Reforma Agrária ou em comunidades rurais.

Dessas propriedades saem diariamente, verduras, frutas e legumes que supre 70% do consumo dos mercados de Cuiabá e Várzea Grande. “A agricultura familiar é um tesouro que temos no Estado e que muitas vezes não é valorizado”, destacou o prefeito Fábio Schroeter.

Desde que assumiu a Administração Municipal, Fábio tem desenvolvido ações que vão de encontro às necessidades dos agricultores familiares, como o Programa de Apoio à Cadeia Produtiva da Aquicultura, o Programa de Incentivo ao Cultivo do Abacaxi e a manutenção constante das estradas, facilitando assim, o escoamento da produção.

Valmir Faria

Supervisor de Comunicação