reunião contou com a participação de prefeitos e representantes de municípios que fazem parte do Cidesasul

O fortalecimento dos consórcios intermunicipais foi um dos assuntos tratados durante o encontro de prefeitos e representantes dos municípios integrantes do Cidesasul – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da Região Sul de Mato Grosso, realizado na manhã de ontem (3), em Campo Verde.

A necessidade de se fortalecer ainda mais os consórcios foi apontada pelo superintendente do MT-Regional, Fernando Schroeter. Segundo ele, é preciso fazer com que mais municípios se filiem ao Cidesasul, tornando assim, a entidade mais forte. O MT-Regional é um órgão ligado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar de Mato Grosso.

Prefeito de Santo Antônio do Leste, Miguel Brunetta concorda com o superintendente do MT-Regional. “Espero que gente possa abraçar mais municípios para que possamos levar esse consórcio pra frente”, disse ele, que ocupa pela primeira vez o cargo de Chefe do Executivo de seu município.

De acordo com a prefeita de Pedra Preta, Marileidi Araújo Coelho Philipi, em razão da burocracia, que muitas vezes impede a rapidez no atendimento das demandas da população, as administrações municipais acabam sendo alvos de duras críticas.

Na visão da prefeita, a união dos municípios é capaz de provocar mudanças que resultem em mais eficiência do Poder Público. “Sem sombra de dúvidas os consórcios nos fortalecem”, afirmou ela. “É nos consórcios que nós temos a força para mudar aquilo que não queremos e fazer aquilo que queremos”, completou.

Durante o encontro realizado em Campo Verde, assuntos ligados à questão do lixo, da regularização ambiental das propriedades rurais, principalmente daquelas localizadas nos assentamentos da Reforma Agrária, e o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), também foram debatidos.

Consultor da Associação Mato-grossense dos Municípios, Mario Timiraos falou sobre a transformação dos resíduos sólidos em combustível inflamável, através de uma tecnologia que transforma os vapores resultantes do tratamento de materiais orgânicos em óleo diesel.

Marcos Cardoso, da Caixa Econômica Federal, ministrou palestras sobre o Programa Nacional de Habitação Rural/Minha Casa Minha Vida, que disponibiliza recursos para construção e reforma de casas localizadas em comunidades rurais e assentamentos.

Outro assunto de grande interesse tratado durante o encontro do Cidesasul foi a emissão do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o georreferenciamento das propriedades. A explanação sobre o tema foi feita por José Alcebíades.

A falta de regularização dos lotes em razão da não emissão do CAR e do georreferenciamento é um dos maiores problemas enfrentados, principalmente pelos pequenos proprietários de terras, que ficam impedidos de acessar linhas de créditos.

Hudson Saturnino, gerente de Desenvolvimento Econômico da Associação dos Municípios Mato-grossenses, falou sobre a agricultura familiar. Segundo ele, é preciso que haja um maior planejamento para que a atividade se torne cada vez mais forte e economicamente viável. Um dos exemplos dessa falta de planejamento apontado por ele foi a construção de agroindústrias onde sequer existe matéria-prima para ser processada.

Prefeito de Campo Verde e presidente do Cidesasul, Fábio Schroeter avaliou positivamente o encontro, classificado por ele como um espaço democrático e ideal para que os assuntos envolvendo os municípios possam ser debatidos. “Essas reuniões são importantes para que possamos alinhar as ideais”, disse.

Valmir Faria

Supervisor de Comunicação