Demonstrações de capoeira e taekwondo, coreografia com elementos como o fogo e danças, além do desfile das delegações ao som de músicas como “We Are The World” e “Charriot of Fire”, tema do filme “Carruagens de Fogo”, emocionaram atletas e o público que compareceu ao Ginásio de Esportes Joubert Izaias Romancini na noite de quinta-feira (26) para assistir a abertura da 5ª Etapa dos 32º Jogos Regionais Estudantis de Mato Grosso (Jorems).

A cerimônia começou com a composição do dispositivo de honra, formado pelo prefeito Fábio Schroeter, pelo secretário-adjunto de Esportes e Lazer de Mato Grosso, Wellington Bezerra pelo secretário municipal de Esportes e Lazer, Marcelo Coité, pela secretária municipal de Educação e Cultura, Marta Frares, pelo vereador Silvio Eventos, que representou a Câmara de Campo Verde e o representante do Conselho Regional de Educação Física, Carlos Eilert.

Na sequência, as delegações das nove cidades que estão participando dos Jorems entraram em quadra. Esta etapa da competição conta com a participação de equipes de Chapada dos Guimarães, Dom Aquino, Primavera do Leste, Poxoréo, Tesouro, São José do Povo, Guiratinga, Paranatinga e Campo Verde.

A atleta do handebol de Campo Verde, Luciana Seller, fez o juramento do atleta. A tocha olímpica foi acessa pela campeã mundial de jiu-jitsu, Beatriz Nascimento, atleta da escola da modalidade da Prefeitura de Campo Verde.

O secretário-adjunto de Esportes e Lazer de Mato Grosso Wellington Bezerra destacou a infraestrutura esportiva de Campo Verde, em especial, o Ginásio de Esportes Joubert Izaias Romancini, que, segundo ele, tem alto padrão e condições de sediar competições em nível estadual.

Bezerra também ressaltou os investimentos que a Prefeitura e o Governo do Estado estão fazendo na realização do Jorems, que, para o secretário-adjunto, retornam na forma de uma sociedade mais justa. “Investindo nos Jogos nós teremos cidadãos conscientes com sua cidade”, salientou.

O empenho da secretaria municipal de Esportes e Lazer, da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Obras e Viação para que os Jogos acontecessem dentro daquilo que foi programado, foi destacado pelo prefeito Fábio Schroeter, que também ressaltou a importância do esporte na formação do caráter dos atletas e de uma sociedade mais justa.

Fábio lembrou ainda que a realização dos Jorems vem de encontro à política de incentivo a pratica esportiva adotada pela Administração Municipal. “Para nós é de extrema importância a realização desse evento, uma vez que estamos determinados a fazer cada vez mais pelo esporte”, frisou.

Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Marcelo Coité, a parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado foi fundamental para que a competição pudesse ser realizada. “Para mim é um momento de muita emoção saber que estamos realizando mais um Jorems em Campo Verde”, disse ele, que agradeceu também o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da Secretaria de Obras e Viação.

Coité frisou que é uma determinação do prefeito Fábio Schroeter fazer com que o esporte cresça cada vez mais e, que a prática esportiva esteja ao alcance de todos. Hoje, o município atende mais de 2 mil crianças com escolinhas em diversas modalidades.

Marta Frares, secretária de Educação e Cultura, destacou que participar dos jogos não representa apenas ser o campeão. Para ela, a lealdade é a maior conquista. “Nem sempre o vencedor é aquele que leva a medalha, mas sim aquele que jogou segundo as regras, com respeito ao adversário”, enfatizou.

Sílvio Eventos, que representou o Poder Legislativo Municipal, lembrou que os Jorems, embora seja uma disputa esportiva, é também uma maneira de promover a interação entre os atletas. Para ele, indiferente de serem ou não vencedores nas disputas, “todos sairão campeões dessa competição”.

Os Jogos Regionais Estudantis estão sedo disputados nas seguintes modalidades: Vôlei, handebol, futsal, basquete e futebol. A competição termina no próximo dia 1º de outubro.

Valmir Faria

Supervisor de Comunicação