A partir das 18 horas de amanhã, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Campo Verde (ACICAVE), liderança políticas, autoridades civis e militares e a população, debatem os problemas da segurança no município em uma Audiência Pública que contará com a presença do secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos de Mato Grosso, Luiz Antônio Possas de Carvalho.

Na pauta da Audiência, que será presidida pela juíza da 3ª Vara e diretora do Fórum da Comarca de Campo Verde, Aline Luciane Ribeiro Viana Quinto, estão assuntos como o pouco efetivo das Policiais Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros, a instalação de um posto policial no entroncamento das MT´s 140 e 251 (Trevo do Gardez), a reativação do Posto da Polícia Rodoviária Federal na BR-070, a instalação de câmeras de monitoramento nas entradas e saídas da cidade e a construção de um presídio no município.

Outro assunto que será discutido durante a audiência pública será a implantação da chamada “Função Delegada”, onde, através de convênio com o Governo do Estado, a Prefeitura de Campo Verde pagará para que policiais prestem serviços durante parte de seu período de folga. “Com essa medida nós estaremos aumentando o efetivo policial nas ruas e, consequentemente, oferecendo um segurança de melhor qualidade à nossa população”, destacou o prefeito Fábio Schroeter.

Campo Verde, com cerca de 35 mil habitantes, tem registrado índices crescentes de criminalidade. Os casos mais comuns são furtos e tráfico de drogas, seguidos por roubo e homicídio. Além do pouco efetivo policial, a pavimentação e a falta de um posto policial na MT-251, que liga a cidade à Chapada dos Guimarães e Cuiabá, têm sido apontados como fatores que contribuem com o aumento violência.

De acordo com as autoridades, a falta de policiamento fez com que a rodovia se transformasse em rota para traficantes. No último sábado, 53 quilos de cocaína foram apreendidos e um traficante foi preso pela Polícia Militar no trevo do Gardez.  Outro problema que contribui com a ação dos bandidos é a proximidade de Campo Verde com Cuiabá. Apenas 140 quilômetros separam as duas cidades.

Aliada a falta de policiamento na rodovia, a pouca distância facilita a ação dos bandidos que, após cometerem os crimes em Campo Verde, fogem com facilidade para a Capital. De acordo com as autoridades, a maioria dos casos de roubos registrados no município nos últimos meses foi por assaltantes de Cuiabá.

Valmir Faria

Supervisor de Comunicação