Com 50,28 kg/dia, “Cotoquinha” é a campeã do torneio leiteiro da 14ª Expoverde

Mesmo sob um frio intenso, Mores não escapou do banho de leite

Com 6 anos de idade e na terceira cria, a vaca mestiça “Cotoquinha” foi a grande campeã do 12º Torneio Leiteiro da Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Campo Verde (Expoverde), que terminou no último domingo.

“Cotoquinha” é de propriedade do criador Rodrigo Mores e teve uma média diária de 50,28 quilos de leite durante o torneio, que contou com a participação de 11 animais pertencentes a 10 criadores de Campo Verde, Dom Aquino e Chapada dos Guimarães.

Como prêmio, Mores, que pagou R$ 2,3 mil pela vaca, recebeu R$ 5 mil e um banho de leite resfriado a dois graus. Nos últimos anos, a família Mores passou a investir na pecuária leiteira e tem alcançado excelentes resultados de produtividade.

Márcio Mores, dono da girolanda Juriti, que teve média diária de 43,8 quilos, conquistou o segundo lugar no torneio e recebeu como prêmio R$ 3 mil. De acordo com Rodrigo Mores, não existe segredo para que o rebanho apresente alto rendimento.

Segundo ele, genética é importante, mas é preciso seguir à risca as orientações de manejo recomendada pelos técnicos ou pelos veterinários e não se descuidar de um detalhe importante: alimentar o gado de forma correta. “75% da produtividade depende da comida. Tem que dar comida para as vacas”, disse ele.

Em terceiro lugar, com média diária de 36,53 quilos, ficou a vaca girolanda “Dondoca”, de propriedade do criador Altemir Folgiarini. Como prêmio, o pecuarista recebeu R$ 2 mil. Folgiarini e os irmãos Mores são criadores em Campo Verde.

A quarta colocada, a holandesa “Dandara” produziu 36,5 quilos/dia e garantiu ao seu proprietário, Alex Sander, de Dom Aquino, o prêmio de R$ 1 mil. Em quinto lugar, com média diária de 34,05, a holandesa “Estrelinha” proporcionou ao seu proprietário, o criador José Leunardelli, de Chapada dos Guimarães, um prêmio de R$ 500.

O resultado do 12º Torneio Leiteiro, de acordo com os organizadores, serviu para confirmar que a pecuária leiteira em Campo Verde tem evoluído e apresentado excelentes resultados. Segundo os números, as melhores médias de produtividade alcançadas na última edição se equipararam às dos animais classificados a partir do quinto lugar em 2013.

Rodrigo Mores e a vaca Cotoquinha prefeito Fábio Schroeter e o secretário Pedro Cambará

Valmir Faria

Supervisor de Comunicação