A Administração Municipal deu um importante passo em direção à melhoria da saúde pública de Campo Verde com a conquista de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com atendimento 24 horas. A obra será construída através de parceria entre os Governos Federal, Estadual e o Município, que doou a área para a construção da UPA.

Além da infraestrutura, os recursos que serão liberados garantirão o aparelhamento da Unidade de Pronto Atendimento. “Essa é uma grande conquista para o povo do nosso município, pois, com a UPA 24 horas em funcionamento, conseguiremos ampliar o atendimento em casos de urgência e emergência”, disse o prefeito Fábio Schroeter.

Conforme informou o prefeito, serão liberados R$ 2,2 milhões para a construção do prédio e aquisição de mobiliários e equipamentos. O prazo para a conclusão da obra é de 30 meses, a contar da data do início da construção. De acordo com o prefeito, o Governo repassará também R$ 100 mil mensais para custeio e manutenção da UPA, que atenderá também pacientes dos municípios de Dom Aquino e Juscimeira.

A Unidade de Pronto Atendimento de Campo Verde é classificada como de média complexidade, estando entre a chamada saúde de atenção básica e a hospitalar. “Com a UPA em funcionamento, as filas nos prontos-socorros dos hospitais serão reduzidas”, disse a secretária de Saúde do Município, Patrícia Alcântara Andrade.

Ela lembrou também que, muitos casos que chegam até os hospitais passarão a ser resolvidos na Unidade de Pronto Atendimento ou nas unidades básicas de saúde podendo ser reduzidos até mesmo os casos de remoção de pacientes para atendimento fora de Campo Verde. “A UPA 24 horas pode resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão alta, febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame (AVC)”, informou.

A UPA de Campo Verde também dará suporte aos casos de urgência e emergência da Rede de Atenção Básica e funcionará como local de estabilização de pacientes atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Terá capacidade para realizar consultas médicas em regime de pronto atendimento para casos de menor gravidade e atendimentos e procedimentos médicos e de enfermagem adequados aos casos demandados à unidade.

Estrutura – Com funcionamento 24 horas em todos os dias da semana, inclusive feriados, a Unidade de Pronto Atendimento de Campo Verde terá capacidade para atender 150 pacientes diariamente e terá um quadro de atendentes formado por médicos, enfermeiros e técnicos.

O prédio onde será implantado a UPA terá 600 metros quadrados de área construída dividida em 6 leitos para urgência e emergência, 6 leitos para observação dos pacientes, duas salas de pré-consulta, Raio-X, hidratação, inalação e eletrocardiograma. 350 pacientes poderão ser medicados por dia na Unidade de Pronto Atendimento.

“A UPA significa uma mudança de patamar de atendimento no nível de média e alta complexidade no sistema municipal de Saúde”, observou a secretária Patrícia Alcântara Andrade. “E permitirá à população o acesso rápido aos serviços de urgência”, completou.

Valmir Faria

Supervisor de Comunicação