FETRAN termina com avaliação positiva

Encerrada na última sexta-feira (7), a etapa “Aricá-mirim”, do 10º Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (FETRAN), foi considerada sucesso total pelos organizadores. O Festival, que começou na última segunda-feira (3), teve a participação de escolas de Campo Verde, Primavera do Leste e Rondonópolis, nas categorias infantil e infanto-juvenil. As peças, sempre com a temática voltada para a conscientização sobre segurança no trânsito, foram encenadas no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Campo Verde (ACICAVE).

Mesmo sendo a primeira vez que o Festival foi realizado em Campo Verde, o resultado final foi avaliado como extremamente positivo. “Enquanto organizadores e proponentes do FETRAN, o evento foi sensacional”, afirmou o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Wanderley Munhoz. “Surpreendentemente, o resultado se equipara ao de municípios onde o FETRAN é realizado há vários anos. E por quê? Porque houve envolvimento”, destacou.

De acordo com os organizadores, a participação do público e a qualidade dos espetáculos superaram as expectativa. A estimativa é que pelo menos 2 mil pessoas assistiram as apresentações. A estrutura disponibilizada, tanto para a encenação das peças quanto para o alojamento dos atores, diretores e técnicos envolvidos com os espetáculos, além do empenho das equipes da Secretaria Municipal de Educação e da Coordenadoria de Cultura, também foram elogiadas. “Tudo que precisamos, fomos atendidos”, observou o inspetor Munhoz.

O Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito é realizado pela Polícia Rodoviária Federal com o apoio do DETRAN, da Secretaria Estadual de Educação e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Em Campo Verde, a Administração Municipal apoiou a realização.

Entusiasta do FETRAN, o prefeito Fábio Schroeter já adiantou que Campo Verde irá sediar uma das etapas do próximo ano. “Entendemos a ideia do projeto e ficamos surpresos com sua dimensão”, disse. “Eu estou muito satisfeito com o resultado, com a presença do público e ficamos honrados em receber o FETRAN”, completou.

Segundo ele, a utilização da arte como ferramenta de conscientização é importante para que se possa ter um trânsito menos violento e mais seguro. “O mais importante de tudo é a mensagem que foi passada. Precisamos entender que eu sou responsável pelo trânsito e não o outro. Quando eu entender isso, o trânsito vai melhorar e vamos salvar muitas vidas”, observou.

O prefeito Fábio Schroeter entende que são necessárias mais ações para que o trânsito deixe de tirar milhares de vidas todos os anos. E para isso, pretende dar total apoio para que mais ações de conscientização sejam implantadas no município. “Queremos desenvolver projetos para que Campo Verde possa ser referência no trânsito, trabalhando para isso, a prevenção e a educação”, informou.DSC_0670

Valmir Faria

Supervisor de Comunicação